sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pizza Bolonhesa à minha maneira

E que tal uma Pizza!

Simples e fácil de fazer



"Receita base para a massa"

Ingredientes:

1/2 chávena de chá de farinha Maizena

1 chávena de chá de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de açucar

3 colheres de sopa de margarina

1/2 chavena de chá de leite



Numa tigela, misture a Maizena, a farinha, o fermento e o açucar. Faça uma cavidade ao centro e coloque amargarina e o leite. Amasse bem e deixe repousar por 10 minutos. Estenda a massa numa espessura de meio centimetro e coloque numa forma própria de pizza. Leva ao forno, médio, por 20 minutos.



"Receita base de molho de tomate"

Ingredientes:

1 lata de tomate

3 colheres de sopa de de óleo

1 colher de sopa de cebola picadinha

1 dente de alho esmagado

sal e pimenta a gosto

1 pitada de açucar



Junte a polpa de tomate, a cebola e o alho. Tempere com sal, pimenta e o açucar. Cozinhe até ficar espesso, se quiser e gostar, junte oregãoes, no final.



"A pizza"



1 receita de massa base
1 dente de alho, esmagado
2 colheres de spa de óleo
250g de carne picada
1/2 chávena de polpa de tomate
1 colher de chá de mangericão
3 ovos cozidos
1 cebola às rodelas
Sal e pimenta a gosto

Estenda da massa numa forma de pizza. Alore o alho no óleo quente, junte a carne e refogue. Tempere com sal e pimenta, acrescente a polpa de tomate e o majericão. Cozinhe por alguns minutos e espalhe por cima da massa. Guarneça com a cebola e os ovos às rodelas, regue com azeite e leve ao forno quente, cerca de 30 minutos.

Bom apetite.
Até breve

Bolinhos de canela e erva doce

Ingredientes:
1/2 de farinha c/fermento
4 ovos inteiros
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
1 pitada de sal refinado
leite qb
óleo para fritar/açucar e canela para polvilhar

Abra os ovos para dentro de uma tigela funda. Bata-os muito bem e junte o azeite, o açucar, a canela, a erva-doce e o sal. Misture muito bem e, aos poucos, vá adicionando a farinha, alternando com o leite. Amasse até obter uma massa maleável e boa para tender (que não se pegue às mãos). Divida a massa em pedaços e molde argolinhas. Frite-as em óleo bem quente e limpo. Escorra o execedente de gordura sobre folhas de papel absorvente. Passe-as depois por uma mistura de açucar e canela moída.

Bom apetite

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sobremesa fresca

Esta é uma sugestão de sobremesa leve e fresca para a época que se aproxima.
Espero que gostem e apreciem.

"Salada tropical"

Ingredientes:
1 saqueta de gelatina de ananás
1 manga
2 quivis
1 dl de sumo de ananás
4 maracujás

Prepare, atempadamente, a gelatina de ananás, de acordo com as instruções da embalagem. Verta-a num tabuleiro, quando estiver fria, leve-a ao frigorífico, para solidificar.
Depois de sólida, corte-a em cubos e reserve. Descasque a manga e os quivis. Corte a manga em fatias finas e os quivis em rodelas.
Distríbua a fruta por taças, alternando com os cubos da gelatina. Regue com o sumo de ananás.
Corte o topo dos maracujás, retire-lhes a polpa e disponha um pouco em cada taça.
Sirva a salada bem fresca.

Bom apetite.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vão ter de me desculpar mas ainda não domino bem a publicação das ementas.

Aqui vai o "Acompanhamento alternativo"

"Arroz de cenoura solto"

Num tacho coloque 2 chávenas e 1/2 de água, 1 colher de sopa de manteiga, sal e 1 cenoura, pequena, ralada. Quando levantar fervura adicione 1 chávena de arroz agulha, mexa, tape e deixe ferver durante, mais ou menos 8/9 minutos, durante a cozedura vá mexendo de vez em quanto. Ao fim dos 8/9 minutos, desligue e com o tacho tapado espere mais 3/4 minutos. Está pronto a servir.

Bom apetide!

Acompanhamento alternativo

terça-feira, 12 de maio de 2009

E que tal um peixinho

Hoje para variar dou-vos uma receita de peixe bem rápida e saborosa.

"Lombos de pescada com pimenta"
Ingredientes para 4 pessoas:
4 lombos de pescada com cerca de 200 gr cada
3 dl de natas
3 colheres de pimenta verde, moída na altura
1,5 dl de vinho branco
sal
800 gr de batatinha para saltear
Numa panela ponha água a ferver com sal e junte os lombinhos de pescada. Deixe ferver, mais ou menos 5 minutos. Entretanto, prepare o molho. Num tacho de fundo grosso misture as natas, o vinho e a pimenta moída na altura. Leve , em lume brando, até reduzir e engrossar um pouco, sem parar de mexer. Tempere com um pouco de sal. Retire os lombos e coloque-os numa travesa. Cubra os lombos com o molho e sirva com uma guarnição de batatinhas salteadas num pouco de manteiga e uma boa salada a gosto.
Bom apetite.
Até à proxima!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Receita rápida e económica

Como hoje é 2ª feira deixo aqui uma receita bem fácil mas muito apetitosa.
Espero que gostem.

"Peito de frango com couve-rouxa e laranja"

Ingredientes:
600 gr de peito de frango
Sumo de 1 limão
2 dentes de alhos
1 folha de louro
4 laranjas
1 frasco de espargos brancos em conserva
1/4 de couve-rouxa
4 c (de sobremesa) de maionese
Sal e pimenta q.b.

Tempere os peitos de frango com o sumo do limão, o alho laminado, o louro, sal e pimenta a gosto. Deixe marinar, por cerca de 30 minutos. coloque uma grelha a aquecer.
Descasque as laranjas e separe-as em gomos. Escorra a água dos espargos e corte a couve-rouxa em juliana fina. Disponha os peitos de frango sobre a grelha e deixe-os cozinhar, lentamente, sem deixá-los demasiado secos. Retire-os do calor e corte-os em fatias. Sirva-os, mornos ou frios, com a couve-rouxa em juliana, os gomos de laranja, os espargos e a maionese. Distribua uma colher, de sobremesa, de manteiga de ervas, de compra sobre os peitos de frango.

Bom apetite.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sangria

Hoje, para além de vos dar a minha própria receita, gostava de falar um pouco sobre a história, que eu tenho conhecimento, desta bebida tão apreciada por quase todos.
Por norma, esta bebida refrescante é feita com água com ou sem gás, vinho tinto, açucar onde se deixam a marcerar vários frutos e à qual se podem juntar outras bebidas alcoólicas (rum, aguardente, whiskey ou champanhe).
O seu nome deriva da sua cor de sangue (sangre, em português arcaico e em espanhol) e, face à simplicidade da sua preparação, o número de variedades existentes é quase ilimitado apenas mudando de uma fórmula para a outra os ingredientes ou as suas proporções: fazem-se sangrias com vinho clarete, carrascão ou até do Porto, com laranja, maças, morangos ou até pêssegos.
O hábito de juntar frutas ao vinho é muito antigo. Na Idade Média uma das bebidas mais consumidas era o "hipocraz", um vinho aromatizado e filtrado por lã (a manga de Hipócrates), ainda hoje fácil de fazer.

"Hipocraz"

Para um litro de vinho (branco novo, tinto velho ou, melhor ainda, um generoso) apenas há que juntar 400gr de açucar, 12 gr de canela em pó, 10 cravos de cabecinha, 1/4 de nóz moscada (ralada), 10g de gengibre em pó, 3 rodelas de laranja e 3 rodelas de maçã. Fica tudo em infusão dentro de uma garrafa até que todo o açucar se dissolva, o que demora à volta de uma semana. Juntam-se então 6 amêndoas doces (esmagadas), repousando mais dois dias: depois, é só filtrar e beber.

Na ilha da Madeira, com o mexelote, um misturador manual feito de pau de laranjeira ou limoeiro, prepara-se uma agradável "poncha" misturando um cálice de aguardente de cana-de-açucar, meio cálice de sumo de limão, uma casca de limão e uma colher de sopa de mel de abelha.

Nos Estados Unidos da América servem-se, em copos altos, umas "sangarees" claramente inspiradas nas sangrias Ibéricas e que têm como elemento principal cerveja ou ginger ale, no final, polvilhadas com raspas de nóz-moscada.

Seja na versão portuguesa ou à maneira sofisticada dos norte-americanos, uma sangria é sempre recomendável como bebida de Verão.

"A minha sangria"
Ingredientes para dois jarros:

1 laranja
1 limão
1 maçã
1 pau de canela
1 garrafa de champanhe
1 gasosa
2 cálice de vodca
2 cálice de whiskey
700 gr de açucar
2 ramos de hortelã

Divida todos os ingredientes pelos dois jarros, mexa bem, leve ao frio durante, pelo menos 5 horas, sirva bem geladinho, se necessário junte gelo.

Espero que gostem e lembrem-se, quem quiser matar a sede sem liquidar as férias, terá que ter bem presente que:

"O vinho é coisa santa
Nascida da cepa torta
Que a uns faz perder o tino
E a outros errar a porta..."

Até à próxima

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O primeiro docinho

Molotof

Ingredientes:
7 ovos
7 colheres de açucar + 200gr
Caramelo líquido
Margarina e farinha para untar a forma

Começe por untar com margarina uma forma com buraco de seguida polvilhe com farinha e reserve. Ligue o forno a 180º. Separe as gemas das claras e reserve as primeiras. De seguida bata as claras em castelo firme junte as 7 colheres de açucar e um pouco do caramelo líquido. Passe o preparado para a forma e leve a cozer, em banho-maria, durante 30 minutos. Entretanto ponha num tacho 200gr de açucar e 2,5dl de água, deixe ferver, sem parar de mexer, 10/12 minutos, retire do lume durante 1 minuto e junte as gemas sem parar de mexer, de seguida volte a pôr o tacho ao lume, sem parar de mexer, até o doce engrossar e deixe arrefecer. Desenforme o pudim ainda morno, quando estiver quase frio cubra com o doce de ovos. Bom apetite!

Espero que se deliciem, não abusem, cuidado com as calorias. Vem aí o verão e a praia.

Amanhã, ou depois, cá estarei com mais um miminho.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Rolo de carne

Este é o meu primeiro miminho espero que apreciem.


Um jantar, uma reunião informal ou familiar.


Para 4 pessoas


Ingredientes:


800 gr de carne de vaca picada

2 dentes de alho

1 paposeco

1 clara de ovo

1 cenoura

sal qb

pimenta qb

coentros

leite qb

óleo qb

manteiga qb


Preparação:


Num recipiente ponha a carne picada, junte o sal e a pimenta a gosto. Na picadora misture os dentes de alho e umas folhas de coentros, triture bem e junte à carne. Demolhe o pão em leite, escorra bem e junte ao preparado da carne. Separe a gema da clara e junte a última ao preparado. Amasse bem e faça uma ou duas bolas de carne. Descasque a cenoura, corte em quatro e reserve. Corte uma ou duas folhas de papel de alumínio, espalamemalme uma bola de carne, ponha duas metades da cenoura no meio e enrole até fazer um rolo. Pré-aqueça o forno, durante 5 minutos. Num tabuleiro espalhe um pouco de óleo, no fundo. Retire a folha de alumínio. coloque o, ou os, rolos de carne no tabuleiro, espalhe umas nóz de manteiga por cima dos rolos, regue com um pouco de cerveja ou vinho branco, leve ao forno, por mais ou menos 30/40 minutos. Vá virando os rolos para que corem de ambos os lados.

Sirva com uma salada de alface, temperada com sal, azeite, vinagre e oregãos, ou batata frita, ou puré de batata ou mesmo com um arroz de cenoura, que mais tarde lhe dou a receita.


Espero que tenham um bom almoço, jantar ou quem sabe talvez uma ceia.


O docinho fica para amanhã.



segunda-feira, 4 de maio de 2009

Bem-vindos ao blog receita do dia!


A partir de hoje podem inspirar-se nas minhas receitas. Todos os dias vou dar-vos uma sugestão de receita para almoço, jantar ou para uma ocasião especial como um aniversário ou um baptizado!

São receitas simples, práticas e económicas. Mas sobretudo muito saborosas!

Espero que se deliciem tanto como eu com as receitas do dia!