sexta-feira, 8 de maio de 2009

Sangria

Hoje, para além de vos dar a minha própria receita, gostava de falar um pouco sobre a história, que eu tenho conhecimento, desta bebida tão apreciada por quase todos.
Por norma, esta bebida refrescante é feita com água com ou sem gás, vinho tinto, açucar onde se deixam a marcerar vários frutos e à qual se podem juntar outras bebidas alcoólicas (rum, aguardente, whiskey ou champanhe).
O seu nome deriva da sua cor de sangue (sangre, em português arcaico e em espanhol) e, face à simplicidade da sua preparação, o número de variedades existentes é quase ilimitado apenas mudando de uma fórmula para a outra os ingredientes ou as suas proporções: fazem-se sangrias com vinho clarete, carrascão ou até do Porto, com laranja, maças, morangos ou até pêssegos.
O hábito de juntar frutas ao vinho é muito antigo. Na Idade Média uma das bebidas mais consumidas era o "hipocraz", um vinho aromatizado e filtrado por lã (a manga de Hipócrates), ainda hoje fácil de fazer.

"Hipocraz"

Para um litro de vinho (branco novo, tinto velho ou, melhor ainda, um generoso) apenas há que juntar 400gr de açucar, 12 gr de canela em pó, 10 cravos de cabecinha, 1/4 de nóz moscada (ralada), 10g de gengibre em pó, 3 rodelas de laranja e 3 rodelas de maçã. Fica tudo em infusão dentro de uma garrafa até que todo o açucar se dissolva, o que demora à volta de uma semana. Juntam-se então 6 amêndoas doces (esmagadas), repousando mais dois dias: depois, é só filtrar e beber.

Na ilha da Madeira, com o mexelote, um misturador manual feito de pau de laranjeira ou limoeiro, prepara-se uma agradável "poncha" misturando um cálice de aguardente de cana-de-açucar, meio cálice de sumo de limão, uma casca de limão e uma colher de sopa de mel de abelha.

Nos Estados Unidos da América servem-se, em copos altos, umas "sangarees" claramente inspiradas nas sangrias Ibéricas e que têm como elemento principal cerveja ou ginger ale, no final, polvilhadas com raspas de nóz-moscada.

Seja na versão portuguesa ou à maneira sofisticada dos norte-americanos, uma sangria é sempre recomendável como bebida de Verão.

"A minha sangria"
Ingredientes para dois jarros:

1 laranja
1 limão
1 maçã
1 pau de canela
1 garrafa de champanhe
1 gasosa
2 cálice de vodca
2 cálice de whiskey
700 gr de açucar
2 ramos de hortelã

Divida todos os ingredientes pelos dois jarros, mexa bem, leve ao frio durante, pelo menos 5 horas, sirva bem geladinho, se necessário junte gelo.

Espero que gostem e lembrem-se, quem quiser matar a sede sem liquidar as férias, terá que ter bem presente que:

"O vinho é coisa santa
Nascida da cepa torta
Que a uns faz perder o tino
E a outros errar a porta..."

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário